É comum eu receber e-mails indagando a respeito da prática da Sinuca Mista, com dúvidas sobre estar ou não em uso. ser ou não oficial.
Esclareço.
A Sinuca Mista não é mais praticada oficialmente, sob tutela da Confederação Brasileira. Entretanto, como regra oficiosa a sua utilização recreativa não é proibida.
Para perfeitos esclarecimentos, são necessários comentários a respeito dos fundamentos que deram origem à criação das Regras da Sinuca Mista, e sua antiga implantação oficial temporária no Brasil.
Durante longo tempo os brasileiros só praticavam a Sinuca, organizada sob regras nacionais, só utilizadas no Brasil. Nem mesmo nossos vizinhos sul-americanos a praticavam.
Os dirigentes do esporte nacional da época reconheciam que os brasileiros, excelentes e exímios praticantes, queriam e precisavam participar de campeonatos internacionais. Entretanto, só o conseguiriam se aprendessem e praticassem o Snooker, internacional.
Naquele tempo, alguns abnegados e destacados dirigentes do esporte vinham tentando implantar no Brasil o uso do Snooker. Com essa finalidade chegaram a promover campeonatos do Snooker em programas dos nossos canais de TV.
Ratificando os estímulos e importância do envolvimento internacional, poucos destacados praticantes brasileiros chegaram a participar de alguns eventos internacionais, sem êxito. Desconhecendo detalhes das regras e da prática, que exigem técnica superior, não passavam das fases seletivas. As decepções desestimulavam novas tentativas.
Infelizmente, os dirigentes do esporte não conseguiam a implantação desejada. A grande maioria dos praticantes e dirigentes brasileiros rejeitavam fortemente as regras do Snooker.
Nessa época, da intensa rejeição à prática do Snooker, iniciei minha participação administrativa na Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, no cargo de diretor técnico.
Assimilei os fortes argumentos de alguns dirigentes da época, de que o nosso esporte só seria desenvolvido e valorizado quando os brasileiros participassem de eventos internacionais, conseguindo sucesso e continuidade.
Reconheci. Adotei como uma das minhas missões na Confederação Brasileira a implantação no Brasil da prática do Snooker, respeitando as regras e normas internacionais.
Me dediquei seriamente à isso.
No início da implantação identifiquei quais eram as maiores dificuldades dos praticantes na assimilação das normas internacionais e, principalmente, na execução prática, que exige perícia técnica superior à necessária para a nossa Sinuca, regra brasileira, só praticada no Brasil.
Mesmo visitando todas as Federações nos estados brasileiros, desenvolvendo palestras e orientações sobre o Snooker, persistiam as resistências ao seu uso como regra oficial, portanto, ao uso nos campeonatos nacionais.
Precisávamos encontrar meio que contornasse as dificuldades e facilitasse o uso das novas regras. Era necessidade premente.
A solução que encontrei, para uso temporário, de adequação às regras do Snooker, foi a criação de regra adotando as normas do snooker, com mesclas da nossa Sinuca nacional.
Assim surgiu a Sinuca Mista, criada e implantada oficialmente como regra oficial temporária, para uso em período de adaptação às regras e práticas internacionais do Snooker.
A nova regra criada, Sinuca Mista, respeitava a maioria das normas do Snooker, algumas discretamente facilitadas, com mesclas das regras da Sinuca nacional, facilitando a compreensão das normas e a execução prática, com os praticantes naturalmente se acostumando às determinações técnicas internacionais do Snooker.
Êxito! O resultado foi excelente!
A implantação e uso oficial da Sinuca Mista atingiram plenamente os objetivos planejados.
Com intensas orientações administrativas e cursos objetivando as práticas, os desportistas brasileiros a utilizaram com facilidade, se acostumado às técnicas exigidas pela prática eficiente do Snooker.
Em seguida, com ampliadas facilidades na assimilação da prática e das normas internacionais completas, a implantação das regras plenas do Snooker foi natural, sem contratempos.
Conforme o planejado, quando a prática do Snooker atingiu a condição de uso natural, desaparecendo as rejeições, o Snooker internacional pleno foi oficializado, e a Sinuca Mista foi abandonada oficialmente, passando a ser regra oficiosa.
Assim, oficialmente não mais existe a prática da agora extinta Sinuca Mista.
Entretanto, desportivamente nada impede que seja praticada oficiosamente, como passatempo e/ou treinamento para adaptação às regras do Snooker, oficial no Brasil juntamente com a Sinuca, regra brasileira oficial, além de outras, como Pool, Bilhar e Sinuquinhas.
Querendo conhecer mais sobre as diferentes regras em uso no Brasil, a exemplo de Snooker, Sinuca, Pool, Bilhar, Sinuquinhas e outras, use o link que segue.
PRÁTICA DA SINUCA – AS DIVERSAS REGRAS
Conforme esperado, a prática natural do Snooker no Brasil se intensificou. Os praticantes de destaque iniciaram participações internacionais, com crescente sucesso. Atualmente temos diversos brasileiros possuindo importantes títulos internacionais.
Uma recente e importante conquista de brasileiro no Snooker internacional; o brasileiro Igor Figueiredo sagrou-se Campeão Mundial de Snooker Sênior. Conheça mais sobre essa importante conquista e assista vídeo do jogo final do Igor. Use o link que segue.
IGOR – CAMPEÃO MUNDIAL DE SNOOKER SÊNIOR
Depois, para conhecer mais sobre nosso esporte, use o link seguinte.
E, para praticantes mais intensos:
SINUCA – REGRAS E REGULAMENTOS
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
29/05/2024