“Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, Yuval Noah Harari, L&PM, 2014, 459 páginas. Traduções publicadas em mais de 40 países.
O autor é Doutor Ph.D. em história, professor na Universidade Hebraica de Jerusalém, especializado em história mundial.
É atraente, envolvente e desafiante para aqueles que tem a mente “aberta” e disposta a avaliar novas situações, condições e “verdades”. O autor “estremece” e contesta grande parte de nossas crenças, conceitos e “conhecimentos”, que tradicionalmente “aprendemos” a manter como únicos ensinamentos corretos”, sobre a vida, a humanidade e o “nosso universo”.
Sobre o livro; inicialmente reproduzo uma grande verdade declarada em impresso na capa da versão brasileira; “Harari é brilhante (…). Sapiens é realmente impressionante, de se ler em um fôlego só. De fato, questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo. – The Guardian (jornal nacional diário britânico)”.
É ótima, excelente leitura! O considerei um “destruidor”, um “triturador” dos paradigmas que atualmente aceitamos como “normais”, “tradicionais” e “verdadeiros”.
Ele aborda a história da humanidade e da vida em geral, literalmente, desde a distante “sopa primordial”, ou “caldo primordial”, do surgimento da vida até os nossos dias, avaliando e comentando a evolução da vida – todas as vidas – e da espécie humana, analisando criticamente muito do que “não existe na natureza”, e que foram e são criados pela nossa “imaginação”, como os diversos deuses, crenças, dinheiro, capitalismo, nações, impérios, direitos “humanos”, direitos dos “animais”, surgimentos e efeitos dos relacionamentos e convivências, e muito mais, literalmente nos surpreendendo.
É interessante e envolvente desde seu início. Em curtíssimo trecho, aproximadamente na “quinta” ou “quarta” parte inicial, chega a permitir leve “suspeita” de que poderá prosseguir repetitivo e cansativo! Tosco engano! Em capítulo imediatamente seguinte o interesse do leitor se agiganta, literalmente, “explodindo” em considerações e avaliações ricas e poderosas!
O interesse pelos temas abordados é ampliado, agigantado, na medida em que a leitura prossegue, até seu final, quando avalia e comenta os dias atuais e possíveis “futuros”.
É leitura de grande, enorme importância!
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Abril de 2018