Ciência Ignorada – Tragédias Continuadas

Compartilhar

Há dezenas de anos os cientistas vem nos alertando sobre os prejuízos que estamos causando à atmosfera terrestre, provocando os desastres decorrentes!

Nossa teimosa ignorância vem resultando nas tragédias climáticas que estamos colhendo, com gravíssimas consequências, desalojamentos massivos e mortes, principalmente.

Infelizmente ainda encontramos debilitados mentais alegando que os desastres ambientais não estão acontecendo, ao mesmo tempo que acreditam e pregam que o nosso planeta é plano, questionam a força da gravidade, a rotação da Terra e as leis físicas básicas.

Também existem os imbecis com estúpidas crenças de que os cientistas estão errados, e a deterioração climática nunca acontecerá! Negando que as atividades humanas perniciosas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, estão acelerando o aquecimento global, declaram que a degradação climática é fantasia, é invenção exagerada e conspiração global!

Esses, com certeza, nos acusam de pieguismo!

A fatal realidade é exclusivamente a que vem acontecendo nos últimos anos!

Além dos severos desastres climáticos recentes, as calotas polares do planeta, norte e sul, estão em acentuado processo de descongelamento, com as águas resultantes ampliando o volume líquido dos oceanos, e, pior, segundo os cientistas o nível oceânico será ampliado significativamente, fatalmente encobrindo grande número de áreas costeiras habitadas.

A massa – peso – adicionada às correntes marítimas vem impondo fortes interferências aos movimentos oceânicos e influenciando a rotação terrestre, provocando variação angular em seu eixo polar, com tendência de piora.

A consequente alteração angular na inclinação da Eclítica, entre o plano do Equador e o plano da órbita terrestre solar, associada às variações nas temperaturas das águas, estão alterando fortemente as condições climáticas do planeta, provocando situações antes inexistentes em muitas regiões, com violentas tempestades e fortíssimos ventos destruidores, impondo aos humanos desastradas condições de sobrevivência!

Intensas precipitações estão sendo impostas à grandes regiões, provocando inundações antes nunca acontecidas.

Elevadas temperaturas estão determinando limites que ultrapassam o grau suportável aos seres vivos.

Regiões antes úmidas e férteis às lavouras estão sendo transformadas em solos desérticos inférteis ou em alagados inúteis.

Talvez ainda haja tempo!

Precisamos criar vergonha, literalmente, ainda que tardiamente, reconhecendo nossos ignorantes erros e, adotando os mandamento científicos, assumindo a responsabilidade na imposição das mudanças de hábitos e costumes, finalmente passando a praticar a real e verdadeira proteção do meio ambiente, das nossas florestas e, consequentemente, da atmosfera terrestre, na esperança de ainda conseguirmos atingir as condições para sua recuperação!

A necessidade é urgente e premente!

Se não nos motivarmos e agirmos, continuaremos ampliando as condições que exterminarão a vida no Planeta Terra, que passará à condição geológica de planeta sem vida, como todos os demais do nosso sistema planetário!

Combater a negação ambiental e climática requer educação, comunicação e ação eficientes.

É essencial a disseminação de informações e práticas baseadas em evidências científicas, promovendo a conscientização entre adultos, jovens e crianças.

Para enfrentarmos a crise climática é fundamental disseminarmos a colaboração entre cientistas, políticos e sociedade civil.

A responsabilidade está em nossas mãos, para protegermos nosso planeta e garantirmos futuro sustentável para as gerações vindouras.

Avalie também mais uma situação agravante. USE O LINK que segue.

O EIXO DE ROTAÇÃO DA TERRA ESTÁ SE ALTERANDO

BASES CIENTÍFICAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
03/05/2024

Compartilhar