Sinalizações de Aeródromos Com Operações Para Voos Visuais

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DEFINIÇÕES BÁSICAS

VOO VISUAL – Voo realizado durante o dia, entre o nascer e o pôr do sol, respeitando VFR, simultaneamente submetido à VMC.

  • VFR – Regras do Voo Visual – Visual Flight Rules.
  • VMC – Condições Meteorológicas de Voo Visual – Meteorological Conditions for Visual Flight.

VOO VFR ESPECIAL – Voo visual especialmente autorizado pelo Controle de Tráfego Aéreo, realizado dentro de TMA e/ou CTR, sob condições meteorológicas inferiores à VMC, mas, acima de condições específicas.

VOO VFR NOTURNO – Voo visual realizado à noite, entre o pôr e o nascer do Sol, especialmente autorizado para realização inteiramente dentro de ATZ, CTR e/ou TMA.

  • ATZ – Zona de Tráfego de Aeródromo.
  • CTR – Zona de Controle.
  • TMA – Área de Controle Terminal.

VOOS VFR – REGRAS DE VOO VISUAL – VISUAL FLIGHT RULES

SINAIS NO SOLO E EM VOO – SIGNIFICADOS

Aeródromos e aeroportos com operações para a aviação geral, principalmente de aeronaves para instrução básica de voo VFR, geralmente menores e sem rádio comunicação, utilizam as sinalizações de solo que seguem, para orientar os comandantes em suas aproximações e pousos.

Aeronaves que operam VFR sem rádio comunicação, também são orientadas por meio de sinais luminosos emitidos pela TWR – Torre de Controle – para obter autorizações de operações no solo e/ou em voo.

No solo, para iniciar movimentos para decolagem.

Em voo, iniciando procedimentos para aproximação e pouso.

FAROL ROTATIVO DE AERÓDROMO

É emissor de luzes com dimensões consideráveis, normalmente instalado sobre o hangar mais alto do aeródromo, ou numa plataforma elevada.

O farol rotativo, ou farol de aeródromo, emite em um dos lados luz na cor verde, e de outro branca ou âmbar.

Durante o dia permanece girando, quando a visibilidade está abaixo das condições permitidas para voos visuais, mas ainda permitidas as operações VFR Especial e/ou IFR.

  • IFR – Regras do Voo por Instrumentos.

A noite o farol de aeródromo estará ligado durante o tempo de operação do aeródromo.

Em aeródromos com iguais condições, que também operam voos noturnos, as Taxiways – Pistas de Táxi – são delimitadas por luzes laterais azuis. Em aeroportos mais movimentados as Taxiways também possuem luzes verdes na área central, auxiliando a orientação do piloto. As luzes verdes indicam o centro, as azuis sinalizam as laterais.

Aeródromos com maior movimentação aeronáutica oferecem facilidades adicionais, com sistemas para APROXIMAÇÃO ALSApproach Lighting SystemSistema de Luzes de Aproximação.

É sistema de orientação por meio de torres iluminadas, e “flashes” direcionais entre elas, que antecedem e indicam a direção do eixo da pista.

São utilizadas nos horários noturnos, e/ou durante o dia, sempre que as condições meteorológicas precárias o exigirem.

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Conheça outras orientações interessantes, utilizando os links que seguem.

ALTITUDES E NÍVEIS DE VOOS NO CIRCUITO DE TRÁFEGO

POSIÇÕES CRÍTICAS – PROCEDIMENTOS EM AERÓDROMOS

CIRCUITO DE TRÁFEGO PADRÃO EM AERÓDROMOS

UNIDADES DE MEDIDAS MAIS UTILIZADAS NA AVIAÇÃO

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
22/06/2024

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