Serviço de Alerta Aeronáutico – Urgência e Socorro

Compartilhar

Definidos pelo AS – SERVIÇO DE ALERTA (Alert Service), internacionalmente são respeitados sinais de URGÊNCIA e sinais de SOCORRO, que acionam atenções e serviços especializados de FASES DE EMERGÊNCIA, em três (3) etapas específicas; INCERFA, ALERFA e DETRESFA.

SINAIS DE URGÊNCIA E SOCORRO

PAN, PAN – PAN, PAN – PAN, PAN

PAN, PAN – Repetido em radiotelefonia por três vezes seguidas significa URGÊNCIA, indicando que a aeronave ESTÁ EM DIFICULDADE E NECESSITA POUSAR, mas não precisando de assistência imediata.

  • O apagar e acender sucessivos dos faróis de pouso, e/ou das luzes de navegação, tem o mesmo significado.

MAYDAY – MAYDAY – MAYDAY

MAYDAY – Repetido em radiotelefonia por três vezes seguidas significa SOCORRO, indicando que a aeronave ESTÁ SOB AMEAÇA DE PERIGO GRAVE, IMINENTE, NECESSITANDO DE AJUDA IMEDIATA.

  • O sinal SOS transmitido em Código Morse (… – – – ….), bombas ou foguetes com luz vermelha lançadas uma a uma em curtos intervalos, e/ou luz pirotécnica vermelha lançada por paraquedas, tem o mesmo significado.

FASES DE EMERGÊNCIA

  • ATS – Serviços de Tráfego Aéreo
  • ACC – Centro de Controle de Área
  • ARCC – Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico

A evolução da condição de EMERGÊNCIA normalmente se desenvolve por meio de três (3) fases, conforme a urgência requerida.

Embora as ações e os critérios desenvolvidos possam ser aplicados basicamente em quase todas as emergências, inicialmente se referem principalmente HÁ AERONAVES ATRASADAS e/ou DESAPARECIDAS.

Após avaliar as situações disponíveis, o órgão ATS classifica a respectiva fase apropriada, imediatamente informando os fatos ao ARCC e ao ACC correspondentes, para execução das normas previstas.

INCERFA – ALERFA – DETRESFA

INCERFA – Fase de incerteza. Inicia após transcorridos trinta (30) minutos seguintes à hora em que o órgão ATS deveria ter recebido comunicação da aeronave, não realizada, e/ou após a ETA – Hora Estimada de Chegada – não realizada, e/ou minutos seguintes em quais foram infrutíferas as tentativas de estabelecer comunicação.

ALERFA – Fase de alerta. Transcorrida a fase INCERFA, é acionada quando não obtida comunicação com a aeronave, diretamente ou por meio de outras fontes, ou após aeronave autorizada não pousar depois de cinco (5) minutos do tempo previsto.

DETRESFA – Fase de perigo. Inicia quando transcorrida a fase ALERFA e forem infrutíferas as tentativas para estabelecer comunicação com a aeronave, diretamente ou por meio de outras fontes, e/ou possa ser suposto que esteja em situação de perigo.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
05/07/2024

Compartilhar