Requisitos Para Formação de Piloto Aeronáutico

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Cotidianamente identificado como “brevê”, tecnicamente o credenciamento aeronáutico como piloto designa um Certificado de Habilitação Técnica – CHT.

A primeira etapa – obrigatória – para ingressar na carreira de piloto de aviões é a formação como PPA – Piloto Privado de Avião.

Prosseguindo, estará credenciado para pleitear a habilitação como PCA – Piloto Comercial de Avião.

Profissionalmente, a etapa seguinte será conseguir a habilitação como PLA – Piloto de Linhas Aéreas.

Com algumas limitações técnicas, o PPA pode obter boa parte dos mesmos credenciamentos permitidos ao PCA. A grande diferença é que o PPA não pode exercer profissionalmente a atividade de piloto legalmente remunerado, ou seja, não poderá comandar aviões de empresas de táxi aéreo, comerciais e similares.

PPA – PILOTO PRIVADO AVIÃO – REQUISITOS BÁSICOS

  • Idade mínima: 18 anos*
  • Formação acadêmica: 1° grau completo**
  • Exame de saúde: CMA – Certificado Médico Aeronáutico – de 2ª Classe***
  • Tempo mínimo de voo: 40 horas, ou 35 horas quando em escola credenciada pela ANAC
    • *Com autorização dos pais ou responsáveis, é possível iniciar o curso teórico e os voos a partir dos 16 anos – algumas escolas exigem 17 anos -, mas não poderá voar sozinho, no esperado voo solo, sem a presença do instrutor de voo.
    • **É possível iniciar enquanto cursando o 1° grau, mas não poderá obter o credenciamento oficial antes de o completar.
    • ***Essa categoria para PPA – CMA 2ª classe – é pouco menos exigente nas condições mínimas de saúde física que as requeridas para PCA, que é de 1ª classe.

HABILITAÇÃO COMO PPA

Estando com CMA válido, com 18 anos completos de idade, e aprovado no 1° grau escolar, poderá pleitear a realização do exame teórico da ANAC.

Aprovado no exame teórico, quando autorizado pelo instrutor de voo estará pronto para voar sozinho – voo solo – e, no momento oportuno, realizar o voo de cheque, que autorizará a emissão do seu CHT como PPA.

Como PPA estará habilitado para Voos VisuaisVFR – em aeronaves monomotoras terrestresMNTE, podendo também obter CHT para voar multimotores terrestresMLTE, e/ou, em mesmos tipos de aeronaves, devidamente equipadas, se credenciar para voos por instrumentosIFR.

APROVAÇÃO TEÓRICA PPA

Com índice de aproveitamento de 70% das questões14 das 20 de cada matéria -, na prova da ANAC são exigidos conhecimentos teóricos para cinco (5) matérias.

  • Navegação Aérea Visual – VFR
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo VFR
  • Teoria de Voo de Baixa Velocidade
  • Conhecimentos Técnicos
  • Meteorologia

Com aprovação mínima em três (3) das matérias, agendando nova data poderá prosseguir realizando a prova das que faltam. Reprovação em três (3) ou mais matérias obriga à nova prova geral.

CURSO TEÓRICO PPA – Nessa etapa, de habilitação como PPA, para realizar os exames teóricos da ANAC pleiteando aprovação, preferindo poderá optar por estudar isoladamente, sozinho, sem ingressar em escola apropriada. Essa condição não existe para credenciamentos superiores, que exigem a participação em curso homologado pela ANAC.

PCA – PILOTO COMERCIAL AVIÃO – REQUISITOS BÁSICOS

  • Idade mínima: 18 anos
  • Formação acadêmica: 2° grau completo
  • Formação técnica: habilitação como PPA
  • Exame de saúde: CMA – Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe
  • Tempo mínimo de Voo: 200 horas*, ou 150 horas* em escola credenciada pela ANAC, das quais;
    • Tempo no comando: 100 horas, ou 70 horas em escola homologada
    • Tempo no comando em rota – navegação: 20 horas – Cinco (5) podendo ser em simulador
    • Tempo no comando em voo noturno: 5 horas, com mínimo de 5 decolagens e 5 pousos

As horas voadas como PPA são consideradas. *Das horas de voo exigidas para habilitação PCA, 150 podem ser realizadas em aeroclubes ou em escolas credenciadas, ou 200 em aeronaves particulares.

APROVAÇÃO TEÓRICA PCA

Neste caso, é obrigatória a participação em curso teórico respectivo, homologado pela ANAC. Com índice de aproveitamento de 70% das questões14 das 20 de cada matéria -, na prova da ANAC são exigidos conhecimentos teóricos para cinco (5) matérias.

  • Navegação Aérea Por Instrumentos – IFR
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo IFR
  • Teoria de Voo de Baixa e Alta Velocidade
  • Conhecimentos Técnicos – Motores e Turbinas
  • Meteorologia

Com aprovação mínima em três (3) das matérias, agendando nova data poderá prosseguir realizando a prova das que faltam. Reprovação em três (3) ou mais matérias obriga à nova prova geral.

PROGRESSOS POSSÍVEIS NA CARREIRA AERONÁUTICA PROFISSIONAL

  • Instrutor de Voo Avião – INVA
  • Piloto Agrícola – PAG
  • Piloto de Linhas Aéreas – PLA
  • Piloto de Ensaios
  • Piloto de Helicópteros
  • Piloto de Planadores
  • Piloto Rebocador de Planadores
  • Piloto Lançador de Paraquedistas

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
04/07/2024

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