Posições Críticas – Procedimentos em Aeródromos

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DEFINIÇÕES BÁSICAS

AERÓDROMO = É toda área destinada aos pousos, decolagens e movimentação de aeronaves.

AEROPORTOS = São aeródromos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarques e desembarques de pessoas e cargas.

POSIÇÕES CRÍTICAS

Sempre sob coordenação e prévia autorização da TWR (Torre de Controle), os movimentos de aeronaves, veículos e pessoas em aeródromos devem respeitar as Posições Críticas seguintes.

POSIÇÃO 1 – Partindo em voo ou se dirigindo à outra área do aeródromo, a aeronave deve chamar para obter informações sobre a pista em uso, e a autorização para táxi.

POSIÇÃO 2 PONTO DE ESPERA – Se houver tráfego que possa interferir, a aeronave que partirá será mantida nesse ponto, a 90° com a direção de pousos. Normalmente, nesse ponto serão realizados os testes de motores. Quando duas ou mais aeronaves atingirem essa posição, deverão se manter à 45° com a direção de pouso.

POSIÇÃO 3 AUTORIZAÇÃO PARA DECOLAGEM – Será informada nesse ponto, se não foi possível fazê-lo na posição 2.

POSIÇÃO 4 – Nessa posição será dada a autorização para pouso, ou o número na sequência para pouso.

POSIÇÃO 5 – Nessa posição a TWR (Torre de Controle) informará ao comandante a hora do pouso e a orientação e autorização para o táxi até o pátio de estacionamento ou hangares, e o TRANSPONDER será desligado.

  • TRANSPONDER – Dispositivo eletrônico de comunicação com automação complementar. É receptor/transmissor de radar secundário de bordo que, automaticamente, recebe sinais eletrônicos de interrogadores de solo, seletivamente respondendo com pulso, ou grupo de pulsos, somente àquelas interrogações realizadas no MODO e CÓDIGO para os quais estiver ajustado por prévia seleção no equipamento.

POSIÇÃO 6 – Quando for necessário, nessa posição será informada a orientação para o estacionamento.

As numerações das Posições Críticas não devem ser sonorizadas nas comunicações “Terra – Aeronave”, durante uma autorização de controle de tráfego aéreo.

Conheça outras orientações interessantes, utilizando os links que seguem.

UNIDADES DE MEDIDAS MAIS UTILIZADAS NA AVIAÇÃO

ALTITUDES E NÍVEIS DE VOOS NO CIRCUITO DE TRÁFEGO

CIRCUITO DE TRÁFEGO PADRÃO EM AERÓDROMOS

SINALIZAÇÕES DE AERÓDROMOS COM OPERAÇÕES PARA VOOS VISUAIS

As definições padrões respeitam exibições nos livros da Editora Bianch.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
20/06/2024

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