Telescópio Espacial James Webb Surpreendendo

Compartilhar

ESTÁ PROPORCIONANDO DESAFIADORES ENIGMAS!

Em constatações e estudos recentes, astrofísicos, astrônomos e especialistas estão declarando a necessidade de alterações em parte dos atuais conhecimentos sobre o Espaço Cósmico.

Sob enormes expectativas, em 25/12/2021 foi lançado ao espaço o avançadíssimo Telescópio Espacial James Webb.

Após seis meses de navegação espacial atingiu sua órbita definitiva e, completando com sucesso os testes e ajustes previstos, possibilitou o início das investigações programadas.

Considerando os estupendos conhecimentos antes obtidos por seus semelhantes antecessores, o Telescópio Hubble principalmente, havia enorme expectativa de que proporcionaria maravilhosos novos conhecimentos, conseguindo respostas para muitas dúvidas existentes e, principalmente, realizando novas descobertas.

Também empolgado com a expectativa de ampliarmos novos e maravilhosos conhecimentos, com espetaculares descobertas científicas inéditas, naquela época declarei;

  • “Repito minha grande dúvida; ainda “estarei aqui”, lúcido, para acompanhar as novas e intensas maravilhas que enriquecerão nossos conhecimentos?”
  • “Para conhecer as maravilhas que certamente serão desvendadas e informadas, espero que sim!”

Hoje, também emocionado com as enormes, intrigantes e curiosas dúvidas que surgem, em quantidades e proporções crescentes, estou acompanhando com grande atenção as declarações sobre grandes surpresas dos cientistas, ainda perplexos com os desafios que se ampliam, “dia a dia”!

Neste momento, algumas das indagações predominantes são;

  • O Big Bang aconteceu ou não?
  • Teria ocorrido em tempo muito mais remoto que os declarados 13,8 bilhões de anos, talvez até ao dobro? Ou ao infinito? Ou nunca existiu?
  • O Universo Cósmico que conhecemos surgiu como hoje declaramos? Ou teve início completamente diferente e ainda desconhecido?
  • A hoje admitida expansão continuada do espaço cósmico realmente está acontecendo?

Certamente, a maior parte dos ensinamentos astrofísicos e quânticos correspondentes permanecem sólidos e comprovados! Entretanto, significativo número deles estão necessitando revisões e alterações, para gerar novos esclarecimentos que consigam respostas ás inúmeras questões que agora surgem!

Destaco algumas.

Em razão das investigações proporcionadas pelo James Webb, já são diversas as descobertas de intrigantes galáxias antes desconhecidas, apresentando dimensões e características que exigiriam muito mais tempo para o estimado da sua formação, que seriam impossíveis de acontecer dentro do tempo que agora entendemos como corretos. Diversas delas apresentam particularidades indicando que teriam exigido tempo maior que o estimado para o acontecimento do Big Bang!

Novos Buracos Negros supermassivos, únicos, binários e/ou múltiplos, também estão sendo estudados e analisados, cujas características, para a formação observada, também teriam exigido tempo maior que o da expansão hoje admitida para o Big Bang!

A expansão do Cosmos, admitida como existente e acelerada, sob as investigações do James Webb vem apresentando características que trazem dúvidas sobre o que realmente está acontecendo! Já exploram teorias que contradizem os atuais conhecimentos! Dizem parecer que tem oscilações diversificadas, no tempo e conforme a área analisada do espaço.

Alguns astrofísicos colocam em dúvida a confiabilidade na datação de tempo para fenômenos cósmicos por meio do “desvio para o vermelho da luz”, entendendo que a alteração na coloração pode ter origem na “fadiga do efeito”, popularmente cognominada como “cansaço da luz”, originada por reduções em sua intensidade em razão de radiações e/ou outras ocorrências astronômicas. Muitas outras dúvidas, dezenas, surgem a cada momento, todas ainda sem respostas.

Cientistas e especialistas concluem que teremos que alterar diversos dos conhecimentos atuais, provavelmente gerando novas determinações astrofísicas, substituindo diversos dos atuais ensinamentos!

As novas investigações estão nos obrigando à humildade de admitir existirem falhas em parte dos ensinamentos atuais, e esperarmos por novos conhecimentos proporcionados por meio do magnífico Telescópio Espacial James Webb, e por outros telescópios, já no espaço e/ou que serão lançados à exploração espacial, a exemplo do Telescópio Espacial Euclides, lançado em julho de 2023, já com suas investigações em curso, e o novo avançado Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, que atualmente tem lançamento previsto para maio de 2027.

Enquanto isso devemos aceitar que nossas expectativas de maravilhosas e surpreendentes descobertas foram substituídas por enorme coleção de dúvidas, ainda sem respostas!

Assim é a ciência, sempre surpreendendo!

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
10 de abril de 2024

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Querendo conhecer mais sobre telescópios, seguem breves relatos.

Na ordem cronológica, telescópios que permitiram a maior compreensão do Universo Conhecido.

1 – Telescópio de Galileu Galilei – Pioneiro “na superfície” em observações espaciais, foi usado em 1609

Iniciou importante etapa nas observações astronômicas.

2 – Telescópio Espacial Hipparcos – Lançado em 1989

Mescla de satélite e telescópio espacial, mediu com precisão a posição e os movimentos de 120 mil estrelas, originando catálogo de mais de 400 mil astros. Confirmou a previsão de Einstein sobre o efeito da gravidade na luz estelar.

3 – Telescópio Espacial Hubble – Lançado em 1990

Surpreendendo com duração muito maior que a prevista, proporcionada por várias “visitas” espaciais de astronautas em missões de reparos e modernizações, mudou a percepção do universo. Ampliou a identificação de galáxias, estrelas, buracos negros e outros objetos cósmicos, permitindo obter imagens espetaculares e novos conhecimentos sobre a expansão do universo, atividades de buracos negros e formações de estrelas.

4 – Telescópio Espacial Fermi de Raios Gama – Lançado em 2008

Detectou a radiação gama no espaço profundo, gerada por processos como explosões de Supernovas e interações de raios cósmicos. Contribuiu para a compreensão de eventos astrofísicos mais energéticos.

5 – Telescópio Espacial Kepler – Lançado em 2009

Auxiliando no entendimento da diversidade planetária, investigou planetas fora do nosso sistema solar, permitindo a descoberta de milhares de exoplanetas.

6 – Telescópio Espacial James Webb – Lançado em 25/12/2021

A missão esperada era conseguir a provável confirmação da existência de sistemas que abrigariam condições que talvez suportassem alguma forma de vida, além de melhor estudar, desvendar e conhecer, entre outros astros, os gigantescos Buracos Negros Supermassivos que habitam o centro de quase todas as galáxias conhecidas, um inclusive no centro da nossa Via Láctea, que tem massa de aproximadamente quatro milhões de vezes maior que a massa do nosso Sol.

Outras observações esperadas eram os estudos mais detalhados da atmosfera de muitos planetas e exoplanetas, situados fora do nosso sistema solar e/ou da nossa galáxia, de forma antes impensável. Os cientistas afirmavam que também esperavam conseguir examinar estrelas “nascendo”, galáxias se formando, e capturar imagens diretas de diferentes planetas orbitando outras distantes estrelas, com visibilidades então não alcançadas por nossas investigações.

7 – Telescópio Espacial Euclides – Lançado em julho de 2023

Seus principais objetivos são; a compreensão da Matéria Escura, da Energia Escura e da Expansão do Universo. Suas investigações já estão em curso.

NOVO TELESCÓPIO COM LANÇAMENTO PROGRAMADO

8 – Telescópio Espacial Nancy Grace Roman – Lançamento previsto para maio de 2027

Terá como principais objetivos; usando lentes gravitacionais, pesquisar planetas e exoplanetas extrassolares; sondar a cronologia do universo e o crescimento da estrutura cósmica; com maior precisão, expandir significadamente os conhecimentos sobre o universo, especialmente em relação a exoplanetas, matéria escura, energia escura e outros enigmas.

MAIS DETALHES

Querendo mais detalhes sobre dois dos telescópios espaciais listados, o James Webb e o Nancy Grace Roman, utilize os links que seguem.

TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB

TELESCÓPIO ESPACIAL NANCY GRACE ROMAN

OUTRAS DIVERSAS ABORDAGENS ASTRONÔMICAS

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
10 de abril de 2024

Compartilhar