ONDAS GRAVITACIONAIS, previstas teoricamente por Albert Einstein há mais de cem anos, foram agora detectadas!
O anúncio foi feito por cientistas de vários países, em 11.02.2016.
Essa era a única e última parte da Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, que aguardava confirmação. Está agora totalmente comprovada.
É relevante lembrarmos que, 100 anos atrás, sem a tecnologia hoje existente e o conhecimento acumulado nos últimos anos, o genial Albert Einstein, por meio de suas fórmulas e deduções, teorizou prevendo a existência dessas Ondas Gravitacionais, na forma de “perturbações” causadas no “espaço-tempo”, exatamente como agora foram detectadas.
O Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, ou LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory – www.ligo.org), anunciou no dia 11.02.2016, que em 14.09.2015 finalmente confirmou ter detectado as Ondas Gravitacionais previstas por Einstein.
Os pesquisadores do projeto observaram “distorções no espaço e no tempo”, causadas por movimentos de par de objetos com massas enormes interagindo entre si.
Os cientistas acreditam que resultou da interação entre dois enormes buracos negros, cada um deles com massa aproximadamente igual a 30 vezes a massa do Sol. Esse fenômeno teria ocorrido há 1,3 bilhão de anos-luz da Terra, mas, só agora suas ondas chegaram até nós!
Com maior interatividade, em vídeo com 01m49s, aprecie as informações sobre as Ondas Gravitacionais.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Julho 2023