Em 1982, o intrigante voo 169 da VASP

Compartilhar

Mais um fato relevante que merece ser relatado, em razão da importante visualização de UFO ter sido testemunhada e registrada por diversos tripulantes e grande número de passageiros de voo comercial.

Na noite de 8 de fevereiro de 1982 um Boeing 727 decolou de Fortaleza, CE, com destino ao Rio de Janeiro, no voo 169 da VASP, sob o comando do piloto Maciel de Britto.

Algum tempo depois, às 03h12 da madrugada, os pilotos observaram objeto estranho, com luz muito forte, “acompanhando” o voo à esquerda da aeronave.

Não conseguindo o identificar, o comandante optou por alertar sua tripulação e os passageiros sobre o fato. Emocionada, uma das comissárias alertou os passageiros ainda sonolentos de que “(…) um disco voador estava lá fora, na esquerda da aeronave!”.

Todos avançaram para as janelas do lado esquerdo, e, lá estava, de fato, o objeto luminoso! “Parecia umas oito estrelas juntas, com um clarão azulado”, contou na época a passageira Lígia Rodrigues, estudante e fotógrafa paulista.

“Era como uma bola de futebol incandescente.”, disse Elaine Belache. “(…) às vezes voava mais rápido que o avião, outras vezes mais lentamente”, lembrou Walter Macedo, funcionário do Jockey Club de São Paulo.

Entre os 151 passageiros que testemunhavam curiosos, observando e fotografando pelas janelas, um preferiu se manter alheio à generalizada confusão; era o ilustre Dom Aloísio Lorscheider, na época cardeal-arcebispo de Fortaleza. Mais tarde, indagado sobre a experiência, ele declarou “(…) ser indiferente aos mistérios do céu, preferindo deixar o disco voador para lá!”.

“(…) às vezes se mantinha próximo, em outras mais distante, chegando a ficar há uns 15 quilômetros da aeronave, constantemente mudando de cor, entre o vermelho, laranja, azul e branco”, relatou depois o comandante Britto, com a concordância de vários passageiros. Com câmeras na bagagem de mão, alguns dos passageiros fotografaram o acontecimento.

Voando na mesma rota, outros dois pilotos, um da Transbrasil e outro da Aerolineas Argentinas, também declararam ter visto a luminosidade.

Solicitando atenção dos controladores de voo da região, o comandante Maciel de Britto obteve como resposta; “(…) VASP 169, estamos detectando um objeto a 8 milhas (14,8 km) de sua nave!”.

O objeto não identificado continuou sendo avistado por aproximadamente 90 minutos, até as proximidades do aeroporto do Galeão, quando saiu da lateral e posicionou-se à frente do avião, depois desaparecendo em altíssima velocidade!

Então!

  • É possível afirmar não serem fatos relevantes?
  • Ou deles duvidar?

Síntese de relato no livro de brasileiro “A noite oficial dos UFOs no Brasil”, 2021, de Jackson Luiz Camargo, 214 páginas, Editora A. J. Gevaerd Ufologia.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Agosto de 2023

Compartilhar