Os textos resumidos que seguem relatam as principais missões espaciais realizadas por diversas nações, incluindo as trágicas.
Sputnik 1 – 4 de outubro de 1957 – Primeiro satélite artificial lançado pela União Soviética.
Sputnik 2 – 3 de novembro de 1957 – Primeiro satélite russo a levar ao espaço um ser vivo, a cachorra Laika.
- Informações oficiosas, pouco confiáveis, declaram que após o lançamento do Sputnik 2, com a cachorra Laika, a União Soviética realizou outros diversos lançamentos com animais vivos, com alguns deles não sobrevivendo no retorno à Terra.
- Ao russos teriam lançado mais doze cães ao espaço, dos quais cinco voltaram vivos à Terra. O argumento era de que os lançamentos faziam parte de esforços para entender os efeitos das viagens espaciais em organismos vivos, preparando o futuro das missões tripuladas por humanos.
Explorer 1 – 1 de fevereiro de 1958 – Primeiro satélite americano, lançado pelos Estados Unidos.
Explorer 2 – 5 de março de 1958 – Satélite lançado pelos Estados Unidos visando aprimorar estudos de radiações solares e cósmicas, e de micrometeoritos, iniciados pelo Explorer 1. Não atingiu a órbita por falha no veículo de lançamento.
Luna 2 – 12 de setembro de 1959 – Lançada pela União Soviética, foi a primeira sonda a atingir a Lua.
Vostok 1 – 12 de abril de 1961 – Primeiro voo espacial tripulado, com o cosmonauta Yuri Gagarin, da União Soviética.
Mercury-Redstone 3 (Freedom 7) – 5 de maio de 1961 – Primeiro voo espacial tripulado americano, com o astronauta Alan Shepard.
Mercury-Atlas 6 – 20 de fevereiro de 1962 – Primeiro americano a orbitar várias vezes a Terra; John Glenn.
Mariner 2 – 14 de dezembro de 1962 – Primeira sonda a sobrevoar Vênus, lançada pelos Estados Unidos.
Voskhod 1 – 12 de outubro de 1964 – Primeira missão tripulada com mais de um cosmonauta, pela União Soviética.
Gemini 3 – 23 de março de 1965 – Primeiro voo tripulado do programa Gemini, pelos Estados Unidos.
Soyuz 1 – 23 de abril de 1967 – Morte do cosmonauta Vladimir Komarov na missão soviética, com tragédia na reentrada da atmosfera terrestre, resultante de falha no paraquedas da cápsula. Durante a reentrada o paraquedas principal não abriu corretamente, e o paraquedas reserva também falhou, resultando em impacto fatal contra o solo.
Apollo 11 – 20 de julho de 1969 – Lançada em 16 de julho de 1969 pelos Estados Unidos, foi a primeira missão tripulada a pousar na Lua, com Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.
Salyut 1 – 19 de abril de 1971 – Primeiro módulo da Estação Espacial Salyut, lançado pela União Soviética.
Soyus 11 – 30 de junho de 1971 – Morte de Georgi Dobrovolski, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov, em razão da despressurização da cápsula durante os preparativos para a reentrada na atmosfera terrestre. Uma válvula defeituosa causou vazamento de ar, resultando na morte dos cosmonautas por asfixia.
Pioneer 10 – 3 de março de 1972 – Primeira sonda a atravessar o cinturão de asteroides e a sobrevoar Júpiter, lançada pelos Estados Unidos.
Skylab – 14 de maio de 1973 – Lançamento do primeiro módulo da Estação Espacial Skylab, americana.
Skylab 2 – 25 de maio de 1973 – Primeira missão tripulada levada à Estação Espacial Americana Skylab.
Apollo-Soyuz Test Project – 15 de julho de 1975 – Primeira missão espacial internacional cooperativa, entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Voyager 2 – 20 de agosto de 1977 – Lançada pela NASA, a sonda foi projetada para explorar os planetas exteriores do sistema solar, incluindo Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. É a única espaçonave a ter visitado Urano e Netuno. Atualmente continua em missão estendida no espaço interestelar, além do sistema solar.
- Lançada ao espaço antes da Voyager 1, em razão de estratégia técnica, atualmente a Voyager 2 está em espaço interestelar, a aproximadamente 20,8 bilhões de quilômetros da Terra. A sonda continua a enviar dados científicos, com seus instrumentos principais ainda operacionais. A missão da Voyager 2 foi estendida para continuar explorando o espaço interestelar e fornecer informações valiosas sobre essa região desconhecida. A distância média da camada externa da Heliopausa é de aproximadamente 18 bilhões de quilômetros, limite máximo da influência dos raios solares.
Voyager 1 – 5 de setembro de 1977 – Sonda lançada pela NASA, se tornando no objeto espacial mais distante da Terra.
- Atualmente a Voyager 1 está em espaço interestelar, aproximadamente há 24,9 bilhões de quilômetros da Terra, além do sistema solar. Apesar de enfrentar desafios técnicos, em razão da idade e redução na produção de energia, a sonda continua a enviar dados científicos. Recentemente, após problema de comunicação de difícil solução, a NASA conseguiu restabelecer contato com a Voyager 1. A distância média da camada externa da Heliopausa é de aproximadamente 18 bilhões de quilômetros, limite máximo da influência dos raios solares.
Columbia (STS-1) – 12 de abril de 1981 – Primeiro voo do ônibus espacial, dos Estados Unidos, com John Young e Robert Crippen.
Challenger (STS-51-L) – 28 de janeiro de 1986 – Morte dos astronautas Francis R. Scobee, Michael J. Smith, Ronald McNair, Ellison Onizuka, Judith Resnik, Gregory Jarvis e Christa McAuliffe, em tragédia com explosão do ônibus espacial ainda na etapa do lançamento, pelos Estados Unidos.
- O físico americano Richard Feynman investigou o desastre do Challenger (STS-51-L), descobrindo que a falha foi causada por mau funcionamento de anéis de vedação – O-rings – nos segmentos do foguete propulsor sólido. Em razão das baixas temperaturas no dia do lançamento não houve vedação correta, resultando na fuga de gases quentes que levaram à explosão.
Mir – 20 de fevereiro de 1986 – Estação espacial modular lançada pela União Soviética.
Hubble Space Telescope – 24 de abril de 1990 – Telescópio espacial lançado pelos Estados Unidos.
Mars Pathfinder (Sojourner Rover) – 4 de julho de 1997 – Primeira missão bem-sucedida da NASA, acionando um rover explorando Marte.
International Space Station (ISS) – 20 de novembro de 1998 – Lançamento do primeiro módulo da estação espacial internacional.
Soyuz TM-31 – 31 de outubro de 2000 – Primeira tripulação a ocupar a Estação Espacial Internacional (ISS), lançada pela Rússia.
Columbia (STS-107) – 1 de fevereiro de 2003 – Morte de Rick D. Husband, William C. McCool, Michael P. Anderson, Ilan Ramon, Kalpana Chawla, David M. Brown, Laurel B. Clark.
- A tragédia foi causada durante a reentrada na atmosfera terrestre, por danos na asa esquerda da astronave. Durante o lançamento um pedaço de isolante se desprendeu do tanque externo, atingindo o sistema de proteção térmica da asa, permitindo que gases quentes penetrassem na estrutura interna da asa, no retorno resultando na desintegração da nave e na morte dos sete astronautas a bordo.
Shenzhou 5 – 15 de outubro de 2003 – Primeiro voo espacial tripulado chinês, com Yang Liwei.
SpaceX Falcon 1 – 28 de setembro de 2008 – Pelos Estados Unidos, foi o primeiro foguete privado a alcançar a órbita terrestre.
Curiosity Rover – 6 de agosto de 2012 – Rover enviado a Marte pela NASA.
Chang’e 4 – 3 de janeiro de 2019 – Chinesa, foi a primeira sonda a pousar no lado oculto da Lua.
SpaceX Crew Dragon Demo-2 – 30 de maio de 2020 – Primeira missão tripulada comercial dos Estados Unidos enviada à Estação Espacial Internacional – ISS, com Bob Behnken e Doug Hurley.
James Webb Space Telescope – 25 de dezembro de 2021 – Telescópio espacial lançado pela NASA.
Telescópio Espacial Euclid – 01 de julho de 2023 – Missão da Agência Espacial Europeia (ESA), o telescópio Euclid tem como objetivo mapear a estrutura do universo e investigar a energia escura e a matéria escura.
Boeing Crew Flight Test – Cápsula Starliner da Boeing – 5 de junho de 2024 – Dois astronautas ficaram retidos na Estação Internacional – ISS. A missão levou os astronautas da NASA Barry Wilmore e Sunita Williams à ISS. Na aproximação da Estação Orbital a cápsula enfrentou problemas com os propulsores. Para segurança dos astronautas a decisão foi de retornar a cápsula à Terra sem tripulação, em 7 de setembro de 2024; não houve problemas. O projeto para resgatar os dois astronautas será ativado e lançado em 12 de março de 2025.
SPHEREx – 3 de março de 2025 – Avançado Telescópio Espacial lançado pela NASA, com objetivo de investigar a origem do universo e buscar sinais de vida em galáxias distantes.
PUNCH – 3 de março de 2025, também – No mesmo dia, a NASA também lançou a missão PUNCH, composta por quatro satélites, destinados a capturar imagens em 3D da transformação da coroa solar em vento solar.
PROJETOS FUTUROS
Nancy Grace Roman Space Telescope – Em finalização de construção, anteriormente conhecido como WFIRST, esse telescópio espacial está programado para ser lançado em 2027, com objetivo de mapear grandes áreas do universo, estudar a energia escura e investigar exoplanetas usando microlentes gravitacionais.
Vera Rubin Observatory – Em construção no Chile, este observatório espacial deverá realizar levantamento do todo céu, procurando por pequenas mudanças conhecidas como transientes. Espera-se que consiga detectar milhões de pontos de interesse.
Fontes; livros diversos e consultas virtuais.
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
07/03/2025