Astronautas Retidos na Estação Espacial

Compartilhar

Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams foram lançados ao espaço em 5 de junho de 2024, a bordo da cápsula Starliner da Boeing, chegando à Estação Espacial Internacional – ISS – no dia seguinte, 6 de junho.

Para série de experiências, a missão estava programada para durar aproximadamente uma semana, quando deveriam retornar à Terra.

Em razão de problemas técnicos com a cápsula Starliner da Boeing, que teve falhas nos propulsores e vazamentos no sistema de hélio, os astronautas não puderam retornar com a mesma na data programada, ficando retidos na ISS, onde ainda estão.

Inicialmente a missão de resgate dos astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, havia sido programada para em 28 de setembro de 2024, por meio da cápsula Crew Dragon da SpaceX, que não aconteceu.

Após isso a NASA anunciou que Wilmore e Williams serão trazidos de volta em uma cápsula SpaceX Dragon, que será lançada em 12 de março de 2025, como parte da missão Crew-102.

Durante a estadia prolongada na ISS, os astronautas participaram de várias experiências científicas e atividades adicionais de manutenção, além de estabelecerem conexões com cosmonautas russos e outros membros da tripulação.

MISSÃO DE RESGATE

A missão de resgate dos astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, que inicialmente estava programada para ser lançada em 28 de setembro de 2024, sofreu alterações em razão de problemas técnicos e ajustes no cronograma da NASA e da SpaceX.

A cápsula Crew Dragon da SpaceX, que inicialmente seria utilizada para trazer os astronautas de volta à Terra, precisou passar por uma série de verificações e ajustes adicionais para garantir a segurança da missão.

A NASA e a SpaceX decidiram utilizar uma cápsula Dragon Endurance, para a missão Crew-10. Essa decisão foi tomada para acelerar o processo de lançamento e retorno, programando o lançamento da Crew-10 para 12 de março de 2025. A Crew-10 substituirá a Crew-9 na ISS, e os astronautas Wilmore e Williams retornarão à Terra.

A mudança no cronograma também permitiu que a SpaceX completasse a construção e integração final de nova cápsula Dragon, enquanto simultaneamente lançará a Crew-10, retornando a Crew-9 mais cedo.

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
05/03/2025

Compartilhar