O relato seguinte é especialmente dirigido aos adultos jovens que predominantemente estarão ativos nos próximos 20 a 30 anos, interagindo e se beneficiando com os incríveis progressos previstos para o desenvolvimento das tecnologias diretamente acionadas pela IA – Inteligência Artificial.
Recentemente assisti importante e envolvente entrevista com o autor citado, Raymond Kurzweil, pensador, inventor e futurista, que combina ciência, filosofia e visão futurista, incluindo a medicina da imortalidade. Considerado um dos maiores visionários do mundo da tecnologia, eleva a exploração sobre a inteligência artificial a patamares inteiramente novos.
Depois, realizando detalhadas pesquisas sobre as atividades do autor, ampliei meu interesse.
Confirmando suas assertividades os relatos destacam que, em 2005, em seu livro A Singularidade Está Próxima, Kurzweil expos teorias revolucionárias para os quarenta anos seguintes, em grande maioria já acontecidas, muitas mais rapidamente que o previsto.
Raymond Kurzweil, que assina Ray Kurzweil.
Seguem declarações publicadas no próprio livro.
- “O maior profeta da IA.”, segundo Bill Gates.
- “Leitura essencial para entender nossos tempos exponenciais.”, conforme Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI.
- “Fascinante… Levanta as mais profundas questões filosóficas.” – Yuval Noah Harari.
Cognominado como guru do tecno-otimismo, o americano é pioneiro nos campos de reconhecimento ótico de caracteres, síntese de voz, reconhecimento de fala e teclados eletrônicos.
Foi condecorado com a Medalha Nacional de Tecnologia e incluído no National Inventors Hall of Fame, também recebendo um Grammy técnico por sua contribuição na tecnologia digital para músicas.
Autor de livros sobre saúde, inteligência artificial, transumanismo, tecnológica, futurologia e singularidade, prevê que “(…) uma era de abundância nos avanços da tecnologia da informação tornarão bens e serviços essenciais cada vez mais acessíveis.”
SINGULARIDADE – “Livre do confinamento do nosso crânio, a mente humana será capacitada para crescer de maneira exponencial, expandindo a nossa inteligência milhões de vezes.” Esse é o cerne da definição do autor.
Assim declara o autor; “Uma capacidade fundamental na década de 2020 será conectar as regiões superiores do nosso neocórtex à nuvem, ampliando diretamente o nosso pensamento. Dessa forma, em vez de ser um concorrente, a IA se tornará uma extensão de nós mesmos.”
Estou iniciando a leitura.
A Singularidade Está Mais Próxima – Ray Kurzweil – Editora Goya/Aleph – Outubro 2024 – 512 páginas – Classificações de lideranças em Tecnologia da Computação Profissional e Mecânica Técnico-Profissional.
CONTEÚDO DO LIVRO
SUMÁRIO (do livro, páginas 7 e 8)
INTRODUÇÃO
Capítulo 1
- Em que ponto dos seis estágios nós estamos agora?
Capítulo 2
- Reinventar a inteligência
Capítulo 3
- Quem sou eu?
Capítulo 4
- A vida está ficando exponencialmente melhor
Capítulo 5
- O futuro dos empregos: boas ou más notícias?
Capítulo 6
- Os próximos trinta anos na saúde e no bem-estar
Capítulo 7
- Perigo
Capítulo 8
- Diálogo com Cassandra
APÊNDICE
- Preço/desempenho da computação, 1939-2033, fontes da tabela
NOTAS, ÍNDICE REMISSIVO E AGRADECIMENTOS
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
11/12/2024