São grupos de grandes figuras geométricas, geralmente enormes, predominando formações com diversificados e proporcionais círculos perfeitos, misteriosamente criadas em “dobramentos” com “achatamentos” de plantações regulares bem desenvolvidas, geralmente gramíneas, como trigo, milho, aveia, etc.

Com raros casos aparecidos em épocas anteriores, esses misteriosos fenômenos começaram a surgir com maior intensidade no final da década de 1970, no Reino Unido, infalivelmente criados sem a presença de testemunhas, rapidamente, geralmente durante as noites, às vezes em dia claro quando ninguém está presente, curiosamente sempre em espaços com facilidades para acesso de transeuntes, nas proximidades de vias transitáveis, permitindo considerar que seus lugares são intencionalmente escolhidos “para serem vistos com facilidade”, embora as visualizações sejam perfeitamente compreendidas somente quando de alturas razoáveis!

Em épocas mais recentes, além do Reino Unido, tem aparecido em muitas nações pelo Planeta, a exemplo de Austrália, Estados Unidos, Brasil, no sul principalmente, Bolívia, Chile e outras.
Consideradas na condição da impossibilidade de reprodução por humanos, e nunca explicadas satisfatoriamente, predomina a teoria de serem criadas por alienígenas, principalmente por, antes de surgirem, a população geralmente alegar avistamentos com evoluções de OVNIS.
Como geralmente acontece, surgiram “espertinhos” alegando terem sido seus autores! Entretanto, tentando repetir as figuras, em várias horas conseguiram raros “traços” deformados e inconsistentes! Fiasco total!
Até o momento os agroglifos permanecem na condição de inexplicáveis mistérios!
CURIOSIDADE – IDENTIFICAÇÕES
OVNI – “Objeto Voador Não Identificado”, para nós! UFO – Do inglês “Unidentified Flying Object”, igualmente “Objeto Voador Não Identificado”. No inglês, está agora sendo cognominado como UAP – “Unidentified Aerial Phenomena” = “Fenômeno Aéreo Não Identificado”.
Como visto, as identificações e respectivas siglas tem os mesmos significados. Segundo os “críticos”, a “troca” na identificação em inglês seria mais uma “artimanha” dos americanos para contribuir na ampliação das informações falsamente distorcidas!
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Setembro de 2023