Índia – Com sua tecnologia na Lua e à caminho do Sol

Compartilhar

Sabiamente investindo em ciência, tecnologia e educação, a Índia de destaca entre as nações avançadas nessas áreas.

Com sucesso, em 23/08/2023 seus cientistas fizeram pousar no Polo Sul da Lua a sua sonda Chandrayaan-3, em inédita condição de primeiro pouso naquela ainda inexplorada região.

Transportado à bordo e acionado com perfeição, seu Rover já está se locomovendo naquelas áreas, explorando e pesquisando a superfície e atmosfera do nosso satélite, promovendo avançadas pesquisas.

Após EUA, União Soviética e China, a Índia é a quarta nação a pousar astronave suavemente na Lua, e a primeira a realizar pouso no Polo Sul do nosso satélite.

Hoje, 02/09/2023, com mais um exemplar sucesso, lançou moderno foguete com seu satélite Aditya-L1, iniciando navegação em direção à nossa estrela, com previsão de quatro meses para atingir posição em órbita solar, há aproximadamente 1,5 milhões de quilômetros da Terra, no chamado Ponto de Lagrange, onde proporcionará importantes estudos das atividades da nossa estrela, em particular das dinâmicas de explosões, radiações e “ventos” solares.

Com sucesso e orgulho os indianos estão “colhendo os frutos” de seus inteligentes investimentos em pesquisas e práticas científicas, tecnologia e educação.

Parabéns ao povo indiano e aos seus inteligentes dirigentes!

Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Dezembro de 2021

Compartilhar