REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NA ASTROFÍSICA E SUA ASTRONOMIA
Nas últimas décadas os conhecimentos científicos na Astrofísica e sua Astronomia se agigantaram, permitindo muitos ensinamento e respostas à perguntas quase “eternas”.
HUBBLE – JAMES WEBB – EUCLIDES – Os três espetaculares Telescópios Espaciais.

PRIMEIRO PASSO DECISIVO
TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE – Em 24/04/1990 foi lançado ao espaço o então avançado Telescópio Espacial Hubble, colocado em órbita há 570 km da Terra (A Lua orbita nosso planeta na distância de 384.000 km).
Inúmeros voos com os ônibus espaciais foram realizados depois, dedicados à corrigir, melhorar e modernizar seus equipamentos, permitindo que o Hubble fosse mantido ativo e útil até hoje, já com mais de 30 anos de “vida”.
Em sua época proporcionou enorme revolução nos conhecimentos científicos do Universo Cósmico próximo e distante. Embora hoje seja considerado obsoleto, continua útil, prestando serviços auxiliares aos seus modernos sucessores.
SEGUNDO PASSO AVANÇADÍSSIMO
TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB – No dia 25/12/2021 foi lançado ao espaço o sucessor do Hubble, amplamente avançado e verdadeiro gigante científico, quando comparado ao seu antecessor.
Navegou por seis meses no espaço sideral, para atingir com perfeição a órbita onde hoje opera com incrível eficiência, há quase 1,5 milhões de quilômetros da Terra, em posição orbital entre nosso planeta e o Sol, na localização conhecida como Ponto de Lagrange L2.
Suas investigações prosseguem, impressionando os cientistas com suas novas e intensas visualizações espaciais, e, principalmente, muitas “promessas” de “novidades” aguardadas!
TERCEIRO PASSO OUSADÍSSIMO
TELESCÓPIO ESPACIAL EUCLIDES – Foi lançado ao espaço em 01/07/2023, com a especialíssima missão de proporcionar precisas investigações, que ofereçam conhecimentos ansiosamente esperados pelos astrofísicos, desvendando detalhes com maior eficiência das ainda “misteriosas” MATÉRIA ESCURA e ENERGIA ESCURA, que a ciência sabe que existem e influenciam a composição de 95% do espaço cósmico, e sua expansão.
Mais moderno e mais rápido em sua navegação, em aproximadamente 30 dias percorrerá igual distância que o James Webb realizou em 6 meses, para também ser alocado em órbita na distância de quase 1,5 milhões de quilômetros da Terra, igualmente no Ponto de Lagrange L2.
Muitos teóricos físicos e astrofísicos esperam que, conhecendo mais e melhor sobre a Matéria Escura e a Energia Escura, possam conseguir maiores conhecimentos da igualmente ainda “misteriosa” Força Gravitacional, com qual convivemos e interagimos cotidianamente, mas pouco conhecemos cientificamente, além de, também, em oportunas condições favoráveis, esperam investigar mais e melhor outros fenômenos espaciais desafiantes, a exemplo dos Buracos Negros Supermassivos.
Os próximos meses e anos prometem muito nas investigações e novos conhecimentos seguros, oferecendo esclarecimentos a milhares de indagações que aguardam respostas seguras.

Repito afirmação que fiz em matérias anteriores; espero ainda “estar aqui”, lúcido, para acompanhar as novas e intensas maravilhas que enriquecerão nossos conhecimentos!
Paulo Dirceu Dias
paulodias@pdias.com.br
Sorocaba – SP
Julho 2023